Artigos

 

Estudo analisa colisão de aves e morcegos em aerogeradores

Rodrigo Magalhães

Data: 03/06/2016

Por: Redação TN 

O desenvolvimento de projetos de energia eólica, apesar de renovável, limpa e disponível em muitos lugares, é susceptível de gerar efeitos ambientais negativos que devem ser minimizados ou eliminados. A avaliação técnica destes potenciais impactos sobre a fauna exige um conhecimento detalhado do comportamento das espécies e suas estratégias de vida, aliados a um esforço de campo em pesquisa, coleta e sistematização de dados. 

Legislação ambiental sob muitos atropelos

Washington Novaes

Data: 09/05/2016

Por: Redação TN

Paralelamente ao descalabro político que corre solto no País, avançam hoje como tratores propostas para botar abaixo partes decisivas da legislação ambiental brasileira. Se efetivadas, o Brasil poderá perder grande parte do que faz dele um patrimônio privilegiado, como já comentado mais de uma vez neste espaço – território continental, mais de 12% da água superficial do planeta, sol durante todo o ano, biodiversidade de extraordinária riqueza, possibilidade de formatos agrícolas adequados, etc., etc. Mas pouco se discute o tema, fora da comunicação.

Energias Renováveis: o imenso potencial Brasileiro

Arnaldo Feitosa

Data: 27/04/2016

Por: Redação TN / Procel Info

O imenso potencial brasileiro para energias renováveis complementares pode ser constatado através dos excelentes níveis de irradiação solar, no caso da energia elétrica fotovoltaica – centralizada ou distribuída -, nas características predominantes dos nossos ventos – constantes e unidirecionais – ao quais proporcionam elevados fatores de produtividade, superiores as médias globais, além da geração de energia associada a biomassa de cana de açúcar, reflorestamentos e resíduos de madeira, bem como dos vários empreendimentos de geração de energia hidráulica de pequeno porte – pequenas centrais hidrelétricas -, distribuídos pelo território brasileiro.

Reúso é a palavra de ordem

Ruddi de Souza

Data: 15/04/2016

Por: Redação TN 

Existem várias frases admiráveis na biografia do pensador e escritor Peter Drucker, mas uma em especial eu admiro mais: “o planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. Nada mais atual e presente para descrever a forma como o país - em especial alguns Estados - lida com a questão da escassez dos recursos hídricos. São Paulo, por exemplo, o Estado mais rico e populoso da nação, viveu recentemente o ápice de uma de suas piores secas da história, o que causou sérios transtornos no sistema de abastecimento.

O futuro das Centrais Hidrelétricas em debate

Fabio de Gennaro Castro

Data: 31/03/2016

Por: Redação TN 

A geração hidrelétrica ainda responde por mais de 60% da energia que chega aos lares dos cidadãos brasileiros, segundo fontes do setor. Novos empreendimentos em pequenas e médias centrais devem expandir esse universo nos próximos anos. Mas há um grande entrave pela frente: quando comparados, o custo das usinas e o preço final da energia estabelecidos pelos órgãos reguladores representam uma equação difícil de fechar.

Empreendedorismo e sustentabilidade no restaurante

Marcus Nakagawa

Data: 15/03/2016

Por: Redação TN

Em um momento em que vemos uma baixa no movimento do mercado nacional e desarranjos político e econômico, o empreendedorismo tem sido uma das soluções para aqueles que vêm sofrendo diante desse cenário. Muitas empresas estão fechando ou entrando em acordo judicial, aumentando o índice de desemprego. Porém, o otimismo e a criatividade inerente ao povo deste nosso país faz com que as pessoas busquem soluções para a sua sobrevivência, como já aconteceu muitas outras vezes.

Contribuição da agropecuária para reduzir emissões de GEE no Brasil

UNICA

Data: 04/03/2016

Por: Redação TN 

Instalada em dezembro de 2014, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é uma iniciativa formada por associações setoriais, como a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), empresas, organizações da sociedade e indivíduos, interessados em contribuir para o avanço e a sinergia das agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas, agricultura sustentável e mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no Brasil e no mundo.

Energia limpa, biocombustíveis e combustíveis fósseis

Carlos Minc

Data: 23/02/2016

Por: Redação TN

O maior programa mundial de substituição de combustível fóssil foi o Proálcool. Em 2009, foi aprovado o Zoneamento Econômico Ecológico da Cana-de-Açúcar, vedando áreas de cultivo de alimentos e matas nativas. Muitos erros cometidos, como o subsídio aos combustíveis fósseis - o diesel e a gasolina - levaram ao fechamento de usinas de álcool. Além de inviabilizar as cidades, com a multiplicação de carros e motos, este subsídio fóssil prejudicou a Petrobras e torpedeou o Proálcool. Outras falhas atrasaram os programas de biodiesel a partir da mamona, do dendê e do óleo vegetal usado, que devem ser revisados e retomados.

Caráter e negócio

Ricardo Voltolini

Data: 19/02/2016

Por: Redação TN 

Como já diriam os antigos, aprende-se mais pela dor do que pelo amor. Escândalos não tão recentes como os da Enron, WorldCom e Parmalat, ou ainda muito atuais como os da Volkswagen e das companhias ligadas a Lava Jato, vêm ensinando duas coisas importantes ao mundo dos negócios. A sociedade moderna não está mais disposta a conviver com empresas que atropelam a ética. E mais do que isso, o exercício de uma moral ambígua constitui risco cada dia maior para as reputações e, por tabela, para a saúde das corporações.

Por que retroceder no campo de energias?

Washington Novaes

Data: 29/01/2016

Por: Redação TN / O Estado de S.Paulo 

Se a notícia não estivesse estampada em jornais e sites de organizações sociais (ISA, 21/1), seria difícil acreditar que a Presidência da República houvesse vetado vários pontos do Plano Pluriranual (PPA), “com foco em objetivos, metas e iniciativas para o setor de energia elétrica”. E todos os vetos dizem respeito às energias renováveis não hidráulicas e às energias alternativas. Não houve vetos para termoelétricas e hidrelétricas.



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros