COP-16

 

COP-18

Ministra diz que Protocolo de Quioto é mais do que um documento

Data: 12/12/2012

Por: Redação TN / MMA


A 18ª Conferência das Partes (COP 18) da Organização das Nações Unidas terminou na noite de sábado, 8 de dezembro, em Doha, no Qatar, com o a renovação do compromisso do Protocolo de Quioto. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou, em seu discurso de encerramento, que esse foi um resultado histórico. “O Protocolo de Quioto é mais do que um documento, ele expressa a convicção de que a mudança climática exige uma ação multilateral, a abordagem baseada em regras. O Protocolo de Quioto é o padrão de integridade ambiental”, afirmou a ministra. O Brasil exerceu importante papel para esse resultado e foi elogiado por vários países por seu desempenho nas negociações.

 

A ministra destacou, também, que o Brasil está trabalhando duro e com sucesso na luta contra as mudanças climáticas. “Estamos orgulhosos dos nossos esforços na redução do desmatamento na Amazônia, que falam por si. Estamos cumprindo tudo o que nos comprometemos, de acordo com esta Convenção”, enfatizou. Izabella Teixeira também reafirmou o compromisso do país em continuar sua participação ativa na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, “plenamente consciente de que o multilateralismo é a melhor ferramenta para enfrentar o aquecimento global.”

 

No entanto, Izabella Teixeira afirmou que o Brasil não está totalmente satisfeito com o resultado obtido. “”Queríamos mais. Acreditamos que é necessário mais. Mas também acreditamos que uma Conferência que garantiu o segundo período do Protocolo de Kyoto é, por definição, um sucesso”, disse. A ministra lamentou que Partes do Anexo I estejam gradualmente se afastando das obrigações estabelecidas na Convenção: “esses países não estão tomando a liderança e não estão apoiando os países em desenvolvimento suficientemente em seus esforços para combater as alterações climáticas”. Postura que a ministra classificou como “inaceitável”.

Voltar


Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros