Núcleo de Sustentabilidade



Cenário Mundial e Nacional



A população mundial vem demonstrando cada dia mais e mais a sua crescente preocupação com os gravíssimos problemas ambientais que nos cercam. A exploração desenfreada dos recursos naturais e a não observância aos alertas sobre os impactos dessas ações no meio ambiente, estão na pauta das discussões em todos os segmentos da sociedade ao redor do planeta.



A boa notícia é, que de diversos setores da economia, passando pelo ambiente acadêmico e da iniciativa pública, surgem apoios e propostas cada vez mais concretas para ajudar a diminuir esses impactos e tentar reverter a condição crítica em que já estamos vivendo. Nesse cenário, onde todos estão buscando fazer o seu papel, as empresas precisam e devem se engajar. Ações firmes, impulsionadas pela necessidade de resultados, exigidos no âmbito das corporações, nos dão a certeza de que é preciso mudar. E foi para auxiliar as empresas nessa importante tarefa, que a Benicio Biz Editores criou o Núcleo de Sustenabilidade TN.



Apresentação do Núcleo



O Núcleo de Sustentabilidade TN , fruto de uma forte demanda do mercado, surge para suprir as necessidades de produtos e serviços que irão ajudar as empresas a tornarem-se sustentáveis sócio, econômico e ambientalmente.



Líderes em infomação sobre os mercados de petróleo, gás e energias alternativas, a TN seguiu o seu caminho natural, dentro destes mercados, como alavancadora de iniciativas nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade.


Em toda a história do mundo corporativo, a comunicação nunca teve uma importância tão grande como hoje quando abordamos mudança de cultura organizacional para promoção da responsabilidade social e da sustentabilidade. E, para isso, as empresas precisam se comunicar bem. Ou seja: para começar, sem um bom plano de comunicação, não é possível obter sucesso em suas ações de responsabilidade social e de sustentabilidade. Isso porque a comunicação está presente em todo o processo — da tomada de consciência, passando pela adoção de práticas responsáveis de gestão socioambiental e chegando até a publicação de relatórios e balanços —; além de ser uma força aglutinadora, que integra as ações e relações das empresas com seus diversos públicos, proporcionando diálogo e troca de experiências. Sem dúvida alguma a Comunicação é uma poderosa aliada do ambiente organizacional que exija mudanças de cultura e valores, pois, através da educação e sensibilização dos públicos envolvidos, utilizando a linguagem adequada e o conhecimento acumulado, seremos capazes de atingir com êxito e suceso os nossos objetivos, sempre privilegiando a ética e o respeito nas relações estabelecidas.


É fundamental que se crie uma base sólida para o fortalecimento das práticas de Responsabilidade Social Empresarial. Sem isso as organizações estarão fadadas a apoiar ou desenvolver projetos isolados, com fraca ou nenhuma aderência que garantam a sua sustentabilidade



Os serviços do Núcleo



  • Diagnóstico de aderência por parte do público interno aos conceitos de RSE e Sustentabilidade

  • Mapeamento de impactos sociais,ambientais e econômicos gerados pela organização com consequente geração de plano de ação

  • Diagnóstico na empresa da necessidade de implantação de um projeto social, ou se já implantado, análise da situação atual para mudanças ou acompanhamento

  • Elaboração do planejamento estratégico de comunicação para implantação do projeto e mobilização das partes envolvidas

  • Diálogo com os stakeholders

  • Elaboração do conteúdo do RIMA- Relatório de Impacto Ambiental

  • Estratégias de relacionamento, sensibilização e acompanhamento de resultados com os diferentes públicos: Interno e Externo

  • Prospecção de futuro

  • Observatório de sinais e tendências para o mercado da sustentabilidade

  • Palestras de conscientização sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade

  • Clipping de informação na mídia relacionado ao tema.

  • Organização e elaboração de conteúdo para cursos, eventos, palestras

  • Gerenciamento de Projetos sobre Responsabilidade Social calcados nos princípios da Gestão do Conhecimento e da Comunicação

  • Infográficos

  • Cobertura de eventos e entrevistas para material de divulgação interna e externa da empresa, sobre responsabilidade social e sustentabilidade

  • Alinhamento da política de comunicação das empresas para a sustentabilidade

  • Alinhamento de linguagem documental das empresas com foco em responsabilidade social e sustentabilidade


Os produtos do Núcleo



  • Relatórios de Responsabilidade Social

  • Cartilhas

  • Revistas

  • Folderes

  • Livros

  • CD Rom



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros